51 3348-9845 51 98664-8451

O atendimento odontológico deve ser iniciado mesmo antes do surgimento do primeiro dente de leite na boca. A orientação aos pais quanto a higiene, alimentação e principalmente o desenvolvimento de uma relação amistosa entre profissional e a criança, são os principais motivos dessa primeira visita.

Os cuidados sob orientação especializada, procedimentos de profilaxia, aplicação tópica de flúor, quando necessários, constituem as ferramentas principais que auxiliarão na instrução aos pais para moldar os hábitos alimentares e de higiene da criança até a fase adulta. Isso se chama TRATAMENTO PREVENTIVO e tem um resultado fantástico a longo prazo, diminuindo as necessidades de futuros procedimentos restauradores ou até mesmo de reabilitação protética.

Além disso, é de extrema importância a manutenção de todos dentes de leite na boca do paciente até o momento correto da sua esfoliação (quando o dente cai), para que os dentes permanentes erupcionem da melhor forma possível. Os dentes de leite servem como guias para manter o espaço dos dentes definitivos até a sua chegada.

Hábitos comuns desenvolvidos por crianças como chupar dedo ou chupeta também afetam na dentição. Com uma correta orientação podem ter o seu prejuízo minimizado. Muitas modificações de posicionamentos dentários que ocorrem na infância por hábitos errados tendem a corrigir naturalmente com a remoção dos mesmos e com a maturidade da criança. Porém outras tantas alterações, como mordidas cruzadas, excesso de projeção dos incisivos superiores, podem e devem ser corrigidos ainda bem cedo. Aparelhos removíveis e ortopédicos são excelentes auxiliares para esse momento diminuindo ou removendo o problema temporário e muitas vezes facilitando um tratamento ortodôntico futuro.